quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estilistas Interessantes

Lino Villaventura, nascido Antônio Marques dos Santos Neto, (Belém, 1951) é um estilista brasileiro.
Começou sua carreira em 1978 e em 1982 lança em Fortaleza a marca "Lino Villaventura" em parceria com Inez Villaventura. Já em 1987 participa de eventos e exposições nacionais e internacionais mostranto seu trabalho. Em 1996 participa do Morumbi Fashion, que depois viria a ser o São Paulo Fashion Week. O estilista tem lojas próprias em São Paulo e Fortaleza, e também vende suas criações em lojas multimarca de Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre.
Outra faceta do trabalho do estilista é como figurista de cinema e teatro. Entre outros, fez os figurinos do filme Bocage, o Triunfo do Amor, e da peça teatral Dorotéia, uma Farsa Irresponsável em Três Atos, de Nelson Rodrigues, que lhe valeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de 1996.
Desenhou roupas exclusivas para personalidades como Xuxa e Hebe Camargo.


 Uma das suas ultimas coleções no SPFW


Influenciado por deuses gregos, anjos e pássaros, Lino Villaventura solta as asas de sua imaginação. Escarpins meia pata de saltos altíssimos, inteiramente cravejados de cristais, pérolas e vidrilhos, denunciam o habitual toque dramático do estilista, com direito a tango como trilha sonora. Vestidos luxuosamente bordados e impecavelmente construídos em tafetá, organza gaze de seda pura, crepe, zibeline e tule protagonizam a coleção. Texturas riquíssimas também marcam patchworks de brocado e jacquard. O haute couture lembra lições dos mestres orientais com formas desconstruídas, efeitos plissados na parte de trás de vestidos e casacos com mangas bufantes em palha de seda. Entre volumes inesperados e dobraduras, o estilista explora as mais variadas possibilidades da assimetria. O tule irisado pontua vestidos com recortes inusitados, tops sobrepostos por cima de leggings acetinadas e macacões adesivos. Destaque para os vestidos feitos com estrutura de corselet, mas repaginados por mangas longas e tecidos nobres da alfaiataria. Como referência explícita ao mundo das asas nas mangas longas, o maxi chapeu com pontas em forma de bico e broches que lembram pavões. E para arrematar as produções que exploram o roxo, o preto e o vermelho, chapéus esculturais mostram que Lino pretende alçar vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário