quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estilistas Interessantes





Walter Luiz Vieira Rodrigues é , do ano de 59, natural da cidade de Herculândia(SP). Sagitariano do dia 13 de dezembro. Rapa de tacho de outros 8 irmãos. Abandona o curso técnico de química para trabalhar numa butique,  como vendedor e vitrinista. Conhece a capital à trabalho. Em 82, se encanta com Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, na semana de moda de Paris, quando os estilistas japoneses levaram referências punks às passarelas. Em 83muda para São Paulo e vai ser produtor de moda da revista Manequim. Em84, trabalha na equipe de estilo da Cori e depois como assistente de Clô Orozco, na Huis Clos. Pela primeira vez na vida põe os olhos ( e as mãos!) numa peça de Yohji Yamamoto e da Comme des Garçons. Estuda história da moda com Serafina Borges do Amaral e criação de moda com Maria Rucki, a dama de ferro do renomado Studio Berçot de Paris. Em 86, cria a Cooperativa de Moda, com Conrado Segreto, Maira Himmelstein, Flávia Fiorillo, Jum Nakao, Marjorie Gueller, Taisa Borges e Paula Lemos, patrocinada pelo empresário Yoshiro Kimoto, dono do grupo Cosmopolitan. A idéia era montar um bureau de estilo para atender indústrias que não contassem com estilistas próprios. Sai da Huis Clos. Em 87 cria a marca Satori, com Áurea Yamashita, de roupas de linhas retas e básicas, com influência japonesa. Em88, é um dos idealizadores da fervida Nation, casa noturna em São Paulo. Em92, lança a marca Walter Rodrigues, também com Áurea Yamashita.
Este é só o começo da história da marca Walter Rodrigues e já é rodeada de japas por todos os lados; nos amigos, nas referências, na estética, nos sócios, no coração.
Walter Rodrigues é conhecido colecionador: de leituras, de interesses, de coisas de todo mundo. E em 2008, dá pra dizer que coleciona até coleções inspiradas na cultura japonesa. A primeira foi do inverno de 1999, com camisas em moulage, com volumes e estrutura das roupas orientais. E acredite se quiser o estilista em seu ultimo trabalho mudou totalmente confira. 


Confiram agora sua ultima coleção 2010-2011


  A moda, acredite, pode estar em uma esquina de Quipapá, cidadezinha na zona da mata de Pernambuco onde o estilista Walter Rodrigues esteve para trabalhar em um projeto de capacitação de costureiras, e de onde trouxe a simplicidade, a leveza e a sabedoria das construções artesanais direto para a passarela de seu verão 2011. Primeiro a desfilar na 17ª edição do Fashion Rio, Walter Rodrigues reinventa a África, com um casting completo de modelos negras, e intensidade no colorido das pulseiras, dos colares e dos turbantes. Arranjos florais nos cabelos, as morenas e mulatas exibem vestidos de tecidos leves, com estampas tribais, e conjuntos de túnicas e calças compridas.
Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011

Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011



Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011



Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011



Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011




Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011



Desfile Walter Rodrigues Fashion Rio verão 2011


O sofisticado azul marinho, em peças classudas, como shorts e camisas de corte aberto, ganham a companhia de colares de colorido vibrante. A bolsa de fuxico é pura delicadeza. O marrom se mistura ao marinho em colagens de tecidos, listras e drapeados. Macacões transferem para o tecido as pinturas corporais, tão típicas de comunidades tribais. Segundo Walter, foram as fotografias de Hans Sylvester feita dos povos que habitam o vale do Rio Omo, na Etiópia, que o inspiraram a trazer, do continente africano, essas referências. No final, vestidos construídos em linha A, com alças largas, tinham a modelagem levemente endurecida pelas aplicações de bordados em forma de xadrez ou faixas de tecidos. Nada que comprometa a qualidade visual da proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário